Teste

Teste

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Segredos para uma vida feliz


 Felicidade é o maior desejo de todos. A grande batalha da vida é por este “estado de graça “. Mas para muitos felicidade é uma incógnita e perguntam: É possível ser feliz ? Onde encontra-la ? O que deve fazer para obte-la ? As respostas e os segredos estão claros no manual por excelência chamado Bíblia.
                Começa com um encontro com o dono da felicidade chamado Jesus. Quando Ele veio ao mundo e deu a Sua vida na cruz, forneceu um elemento capaz de apagar os erros e deficiências do passado – O Seu sangue. Quando ressuscitou concedeu elementos para uma vida nova e dinâmica. Quando orientou para usássemos o Seu nome com fé e autoridade presenteou-nos com o elemento da proteção.

                Mas nem tudo está nas mãos do Senhor. Muitas coisas estão em nossas mãos e não há como substituir estes deveres. O início da felicidade está num encontro com Cristo, mas a manutenção depende do nosso relacionamento com Deus e o próximo.
                Nesta linha de raciocínio aprendemos com Paulo sobre o equilíbrio mental. “Portanto, meus irmãos, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto.” – Filipenses 4:8 (BLH). Enchendo a nossa mente com coisas boas, com certeza, não apenas a nossa vida, mas o ambiente ao nosso redor, serão atingidos pelos raios da felicidade.
                Precisamos ter boas palavras. Nossas palavras são como sementes. Se semearmos boas palavras a colheita será de bons frutos. O sábio Salomão disse:“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” – Provérbios 25:11. No novo testamento encontramos a recomendação: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” – Colossenses 4:6.
                Somos felizes quando fazemos outros felizes. Jesus foi claro: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles...” – Mateus 7:12. Por outro lado, quando afastamos a amargura, o ódio e o ressentimento somos os primeiros a ser beneficiados. A aceitação dos semelhantes, como eles são e a liberação do perdão de forma incondicional, constituem-se elementos importantes para a felicidade. Com o coração magoado, nem mesmo uma simples oferta ou esmola tem sentido. Assim falou Cristo: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” – Mateus 5:23, 24. Quando não liberamos perdão, retemos os nossos pecados. O alerta é: “Se, porém não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”  – Mateus 6:15.
                No caminho da felicidade existe também a indispensável ponte da gratidão. Costumamos olhar para frente e esquecemos de olhar para trás. Normalmente pedimos muito e agradecemos pouco. Quando o nível de gratidão aumenta,  detectamos que recebemos muito e até mesmo com desperdício. É preciso também estar ciente de que a felicidade não está no “ter”, mas no “ser”.
Comunhão com Deus e o próximo, equilíbrio interior, gratidão e reconhecimento, são segredos essenciais para a felicidade. Seja feliz com você, o próximo e Deus, hoje e sempre.

                Igreja Adventista da Promessa
Pastor Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário: